sábado, 24 de fevereiro de 2018

Sulanca: obras na antiga Fundac avançam

Cerca de R$ 3 milhões devem ser investidos nessa primeira etapa de reestruturação da Feira da Sulanca de Caruaru

Wagner Gil

Uma das principais promessas de campanha da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, foi reestruturar a Feira da Sulanca em duas fases: no setor da brasilit (Parque 18 de Maio) e no terreno da Fundac. Na primeira opção, a PMC deve colocar a mão na massa a partir do mês que vem, já que depende de recursos da Caixa Econômica Federal para tocar o projeto.
No antigo terreno da Fundac, a obra está em pleno vapor e está sendo feita pela iniciativa privada, pois o espaço é particular. O local vai receber mais de cinco mil bancos, divididos em áreas específicas, além de abrigar dois camelódromos e duas praças de alimentação, cada uma com 16 operações.

A grande obra, que vai consumir cerca de R$ 4 milhões, beneficiará sulanqueiros e compradores. "Nós começamos os trabalhos em janeiro e nossa meta é deixar pelo menos dois terços concluídos até o dia 18 de maio, data que marca o aniversário da cidade", revelou o empresário Lenilson Torres, um dos proprietários do terreno.

Ele adiantou ainda que o cronograma vem sendo cumprido sem atraso. "Nós deveremos concluir tudo entre os meses de julho e agosto. Em junho, nós iremos diminuir o ritmo das obras para não prejudicar o feirante, já que esse mês representa um dos maiores fluxos de vendas durante o ano", explicou Torres.

Lenilson disse também que a obra segue tecnologias de ponta e vai valorizar a sustentabilidade. Todo sistema de iluminação será de led e as baterias sanitárias terão condicionadores de ar. "Nós estamos fazendo todo piso do local com tijolos intertravados, os bancos estão sendo trocados e serão padronizados, tendo como medidas 1,50m x 1,20m. Nós também estamos valorizando a sustentabilidade e fazendo drenagem em toda área para evitar problemas em dias de muita chuva", destacou.

O presidente da Associação dos Sulanqueiros de Caruaru, Pedro Moura, afirmou que a área será fundamental para consolidar a feira e garantir boas vendas aos comerciantes. "Caruaru sempre teve as feiras mais fortes e com mais movimento. Ao longo dos anos, perdemos um pouco, devido à desorganização. Agora teremos uma nova feira. O que mais me surpreende é a rapidez que está sendo realizada a obra", disse.

Pedro Moura lembrou que a associação vem ajudando nesse período, já que a área vai receber alguns feirantes que estão nas ruas e calçadas. "Teremos conforto e segurança. Toda área da Fundac será monitorada e a segurança, que já é boa hoje, ficará ainda melhor. Estamos realizando algumas reuniões com os comerciantes e, com isso, todos nós sairemos ganhando, principalmente o feirante de Caruaru e quem vem comprar."

"Nosso objetivo maior é trazer conforto e um melhor local de trabalho para todos os que fazem a nossa Feira da Sulanca. Esta área é bastante movimentada e sabemos das necessidades que todos que comercializam no espaço estavam precisando. Aos poucos, chegaremos em todos os pontos. Tenho certeza de que essa obra será de grande importância para a nossa cidade e, principalmente, para os nossos feirantes", frisou Raquel Lyra.

Recentemente, a prefeita Raquel Lyra esteve no local e gostou do andamento da reforma. "Uma de nossas preocupações em organizar a Feira da Sulanca estava nessa área da antiga Fundac. Queremos garantir segurança, conforto e comodidade para quem compra e vende", disse.

As obras contam ainda com o apoio da Secretaria Extraordinária da Feira, Secretaria de Serviços Públicos, Destra, Ordem Pública, entre outras. "Nós temos conversado quase todos os dias com o empresário Lenilson Torres. Nossa meta é que a obra realmente fique pronta até 18 de maio, quando vamos presentear Caruaru com essa nova estrutura", afirmou o secretário extraordinário da Feira, José Pereira.

Sr. CARIRI
Fonte: Jornal Vanguarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário