sábado, 6 de janeiro de 2024

COMPLEMENTAÇÃO VAAT FUNDEB - MUNICÍPIO DE ANGELIM HABILITADO PARA 2024

O prefeito Douglas Duarte da cidade de Angelim, vem fazendo história na educação do seu município.
Desde que assumiu a Prefeitura que vem alcançando os melhores índices e se destacando em toda a região do Agreste Meridional pernambucano.
Enquanto isso, cidade como Canhotinho, e outras pernambucanas, entram no rol, na lista de inabilitadas, por não alcançar as metas para receber mais investimentos no desenvolvimento educacional em suas estruturas. Mais uma vez, Angelim se destaca.
Mesmo após um período de turbulência que a educação passou no governo Bolsonaro, com todas as perdas neste período pandêmico chegamos a vivenciar momentos mais críticos na Educação.

Agora com o governo Lula, com os investimentos, com a motivação, fomos recuperando e reconquistando nosso alunado que vem tendo avanço em todos os níveis, inclusive nas avaliações externas. E a educação só cresce com o apoio dos gestores. Na cidade, o prefeito e no país o presidente que acredita no seu país e principalmente nos professores aqueles que fazem todas as profissões.

Douglas Duarte prefeito de Angelim, preza pela educação do seu município e atrelado ao presidente Lula, forma-se uma dupla que pensa no seu povo. Valeu professores por serem a base da educação do município de Angelim-PE.

Mas uma vez o governo Douglas mostra que reconstruir não é fácil, mas não é impossível. Temos uma grande equipe de professores e profissionais na nossa educação. Atualmente o recurso dos Fundeb está atrelado ao VAAF, só VAAR e ao VAAT.


Estes níveis devem está sempre articulado ao crescimento


Isso impulsionou o surgimento de indicadores que auxiliassem, realmente, a alocação dos recursos disponíveis de forma mais justa, sendo o VAAF, o VAAR e o VAAT.


VAAF, VAAR e VAAT são indicadores que agora vão nortear como a complementação será distribuída. Eles são:




VAAF: Valor Anual por Aluno — recebem a complementação fundos que não atingiram o valor mínimo de aluno ano;


VAAT: Valor Anual Total por Aluno — aplicável para estados e municípios que não alcançaram o mínimo VAAT, considerando todas as receitas da educação;


VAAR: Valor Aluno Ano Resultado — é o indicador que já existia anteriormente na Fundeb.


O que muda na complementação do VAAF, VAAT e VAAR?


As principais mudanças do novo Fundeb são:


Aumento da complementação da união é de 10% para 23%, valor que elevará gradualmente até 2026;
Agora, o fundo é permanente, e não tem prazo de vigência.
O governo Lula aquele que investe pensando num país melhor.


A educação do município vem crescendo devido o olhar do prefeito, da secretaria de educação e da diretora de ensino.


Junto a toda equipe, diretores supervisores coordenadores e professores. A escola Miguel Calado veem crescendo a cada ano. É a escola sede. Atualmente com 1363 alunos. E com as outras escolas da área rural estamos chegando a aproximadamente dois mil alunos.


O município veem aumentando o número de alunos na educação infantil este é uma das metas do governo Lula.


Secretaria de Educação: Djane Maria
Diretora de Ensino: Maria Cicera.
Coordenadora da secretaria de educação: Ana Cláudia
Diretora da Escola Pedro Alves: Evandilete
Diretores da Escola Sede Miguel Calado: Célia Alves e Gilson Manoel e todos que fazem a educação, coordenadores superiores professores parabéns pela avanço a cada ano.


Informes,
Célia Alves
Agradecemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário