sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Chesf anuncia locais que vão ser inundados com o aumento da vazão do reservatório de Sobradinho, na Bahia

ATENÇÃO REDOBRADA
PERIGO Chesf precisou ampliar a vazão de Sobradinho por causa das chuvas fortes no estado de Minas Gerais


As localidades estão espalhadas abaixo do lago de Sobradinho em cidades de Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe. Em Pernambuco, os pontos estão em Petrolina, incluindo o Balneário da Ilha do Rodeadouro, e Santa Maria da Boa Vista

O aumento da vazão do reservatório de Sobradinho fez a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) divulgar pelo menos 16 pontos de atenção que devem ser impactados - com inundações - pela maior quantidade de água que será liberada pelo lago localizado na Bahia. Em Pernambuco, as ilhas localizadas em Petrolina começarão a ser inundadas com vazões acima de 3.000 m³ por segundo, incluindo o Balneário da Ilha do Rodeadouro, famoso ponto turístico daquela cidade. A Chesf alerta que mais lugares do que os citados podem ser impactados. A partir desta sexta-feira (14), a cachoeira de Paulo Afonso, na Bahia, voltará a ter água. No Rio São Francisco, as áreas de banho sinalizadas como impróprias devem ser evitadas, em respeito à segurança.

Ainda em Pernambuco, outro ponto de atenção citado pela Chesf é o Balneário Ilha da Coroa, em Santa Maria da Boa Vista, a 604 km do Recife. Este local deve sofrer inundação com vazões acima de 3.500 metros cúbicos por segundo. Ainda em Santa Maria da Boa Vista, as Olarias também vão sofrer inundações com vazões de 4.000 m³ por segundo.

As vazões dos reservatórios de Sobradinho e Xingó começaram a aumentar nesta quarta-feira (12), acrescentando 500 metros cúbicos de água por segundo a cada 48 horas. Na quarta-feira (12), a vazão estava em 1.300 metros cúbicos por segundo. A quantidade de água liberada vai numa crescente até o dia 24 de janeiro, quando alcançará 4 mil metros cúbicos por segundo. A última vez que foi praticada uma vazão deste volume foi em 2009.

Segundo informações da Chesf, é preciso haver atenção de todos às orientações das prefeituras, das defesas civis e das placas nas áreas de segurança da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e no entorno onde os vertedouros vão ser abertos.

Ao longo dos anos, a Chesf identificou pontos mais sensíveis à elevação de vazão em decorrência de ocupações irregulares na calha do Rio São Francisco, que deve ser mantida livre para o curso natural das águas. A Companhia já está em contato com prefeituras e defesas civis oferecendo todas as informações disponíveis.

Como os últimos 10 anos foram de estiagem no Velho Chico, a Chesf avalia que, atualmente, mais localidades devem apresentar pontos sensíveis às vazões da ordem de 2.500 a 4.000 metros cúbicos por segundo e alerta que é fundamental a avaliação das prefeituras e das defesas civis.

OUTROS ESTADOS

Bahia, Alagoas e Sergipe também terão áreas ribeirinhas inundadas. No Sertão baiano, por exemplo, a cidade de Juazeiro possui áreas sujeitas à inundação com vazões a partir de 4.000 m³/s. Destaque para o bairro do Angari, situado abaixo do dique de proteção, sujeito à inundações com vazões a partir de 3.000 m³/s.

Em Alagoas, a região de Piranhas conta com bares construídos dentro da calha do rio e sofrem inundação com 2.500 m³/s; também há locais que devem ser alagados em Pão de Açúcar, Belo Monte, Traipu e São Brás. Já em Sergipe, locais como a orla de Canindé do São Francisco, Amparo do São Francisco, Porto de Folha, entre outros, também estão na lista da Chesf como possíveis áreas de inundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário