sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Em Angelim: Dia 12 de fevereiro haverá uma ação voltada aos cuidados preventivos das doenças arboviroses


Prefeito Douglas Duarte
Em fevereiro de 2017 - Segundo mês da administração Douglas Duarte, o prefeito tomou providências sobre a grande quantidade do vírus da Dengue existente na cidade, convocando diversos órgãos para agir de imediato no combate á Dengue. Uma forte campanha de explicação foi veiculada na imprensa local e regional. Douglas acionou também os Blogueiros nessa ajuda de esclarecimento preventivo ao povo.

E a Prefeitura de Angelim, em conjunto da 5ª GERES (Gerência Regional de Saúde), Secretaria Municipal de Saúde Agentes Comunitários de Saúde e Equipe de Vigilância Sanitária em Saúde do município, realizaram o LIRA ( edição 2017).

Tratou-se de um levantamento rápido do índice de infestação quando se consegue medir o risco de epidemia da cidade.

A força tarefa caiu em campo na realização de ações para o controle das arboviroses, (Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da Dengue, Zika vírus, Febre chikungunya e Febre amarela). O combate à dengue logrou êxito, evitando-se com isso uma epidemia na população, graças a medida urgente, tomada através da iniciativa de Douglas.

De 2017 até então, a municipalidade não tem medido esforços para manter sempre a prevenção, os cuidados inerentes ao controle das arboviroses. 

Secretária Fernanda e equipe
Para tal, a Prefeitura Municipal de Angelim, em parceria com a Secretaria de Saúde, tendo em vista as constantes chuvas que assolam a nossa região, (fator preponderante para a evolução em criadores do mosquito da dengue, com água parada, estagnada) irão realizar neste dia 12 de fevereiro (Terça-feira) a partir das 9:00h, no PSF Nova Aliança, uma ação voltada aos cuidados preventivos das doenças arboviroses (Dengue, Zica e Chikungunya).


Na oportunidade, palestras, entregas de repelentes, cartazes informativos e outras orientações serão repassados aos presentes, para que todos se previnam contra os males dessas viroses.
A Secretária de Saúde do município de Angelim, Fernanda Barros, nos informou que nesta ação, estarão participando as equipes da Atenção Primária e ACS da localidade, NASF, Epidemiológia, com a presença do Clínico Farmacêutico deste município, Dr. Tiago Roberto, palestrando e tirando dúvidas da população.

Portanto é preciso ter cuidado. As arboviroses tem sintomas semelhantes, como febre, dor de cabeça, manchas pelo corpo, dor no corpo inteiro, dores articulares e por aí, vai. 
A própria cefaleia, a dor de cabeça muitas das vezes num contexto de uma arbovirose pode ser uma complicação neurológica, como uma meningite viral, uma doença que merece toda a atenção.

Prevenir é o melhor remédio. Compareça nesta terça-feira dia 12 no PSF do bairro Nova Aliança.


Sr. CARIRI


















Nenhum comentário:

Postar um comentário