sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Árbitro da final do Pernambucano sub-20 acusa funcionários do Santa Cruz de agressão


Trio de arbitragem foi perseguido por grupo de tricolores no caminho para os vestiários da Arena de Pernambuco; agressor usava camisa da comissão coral


Mais um episódio de violência ocorreu no futebol pernambucano. Na noite da última quinta-feira, após a decisão do Campeonato Pernambucano sub-20 - disputada entre Santa Cruz e Porto na Arena de Pernambuco e vencida por 3 a 2 pelos caruaruenses -, o trio de arbiragem da partida foi perseguido por um grupo de pessoas nos corredores que dão acesso aos vestiários do estádio. O árbitro da partida, Tiago Nascimento de Oliveira, foi o principal alvo, sendo agredido por um homem vestindo a camisa do Tricolor do Arruda, porém não se sabe ainda se o agressor é torcedor ou funcionário do clube. 

A confusão causou revolta de órgãos que congregam os juízes de futebol a nível nacional e local, o que motivou a Associação Nacional de Árbitros de Futebol (ANAF) e o Sindicato dos Árbitros Profissionais de Futebol do Estado de Pernambuco (SAPFEPE) a lançarem nota de repúdio ao que classificaram como “violência desencadeada, estimulada ou autorizada por dirigentes da instituição Santa Cruz Futebol Clube”. 

Procurado pela reportagem do Superesportes, o advogado do Santa Cruz, Pedro Avelino, disse que o clube repudia qualquer tipo de violência e agressão na prática esportiva. “Estamos apurando internamente as circunstâncias dos fatos e se evidenciando a participação de qualquer pessoa ligada ao clube, ela será imediatamente afastada. A instituição Santa Cruz repudia qualquer tipo de violência. Agora, nós vamos esperar o boletim de ocorrência e a postura do árbitro e da procuradoria para sabermos que procedimentos serão adotados”, pontuou.

Ele ainda lamentou a postura da ANAF e do SAPFEPE atribuindo os atos de violência a institução devido a uma atitude isolada. “Nós não incentivamos, tampouco estimulamos esse tipo de conduta, o que foi feito na nota é como se condenássemos todos os árbitros caso houvesse um comportamento inadequado por parte de um deles.”

As queixas

Logo no início do confronto, o Porto abriu o placar da partida. Porém, o assistente Bruno César assinalou impedimento, o que teria levado os tricolores a pararem no lance. O árbitro Tiago Nascimento, por sua vez, assumiu a marcação por notar que se tratava de uma situação de "recuo deliberado". Como o Gavião foi campeão por 3 a 2, a decisão naquele instante acabou se concretizando como crucial para definir o título da equipe caruaruense. 

Confira abaixo a nota da ANAF:

30 de Novembro de 2018

Mens sana in corpore sano

Cortesia/ANAF
Estarrecidos quanto ao episódio da perseguição e violência desencadeada, estimulada ou autorizada por dirigentes da instituição Santa Cruz Futebol Clube, alguns destes visivelmente identificados nas imagens da barbárie praticada contra o quarteto de arbitragem que atuou na partida da final do campeonato pernambucano sub-20 - edição 2018 (Arena Pernambuco – 29.11.2018) e em especial contra o árbitro central do referido evento, Sr. Thiago Nascimento, vitimado com escoriação no rosto, na altura da pálpebra do olho esquerdo; a associação nacional de árbitros de futebol – ANAF em iniciativa conjunta com o sindicato dos árbitros profissionais de futebol do estado de Pernambuco - SAPFEPE , não apenas repudiam ou manifestam indignação, mas também anunciam que em reunião conjunta extraordinária a acontecer nas próximas horas, trazendo em pauta esse assunto de forma específica, somarão esforços contra a impunidade e apresentarão a sociedade futebolística as medidas cabíveis a serem impetradas contra o clube supramencionado para que sirva de exemplo aos demais do futebol brasileiro.

Thiago Nascimento, árbitro do futebol Pernambucano, tem formação superior em educação física, é pai de dois filhos, é pessoa creditada por sua postura ética e conduta ilibada, recebe nossa solidariedade não apenas por paridade e a ele renovamos apreço.
Em anexo, vídeo e fotos das máculas contra toda arbitragem e afronta a prática fair play, providenciaremos e esperamos correções.

Recife, Pernambuco.

Gleivson Leite                                                                           
Presidente SAPFEPE     

Salmo Valentim
Presidente ANAF 

Outro caso de agressão


Em jogo muito polêmico, o árbitro José Washington foi agredido por Eduardo Eré em confusão generalizada que se formou devido a expulsão do jogador Thássio, do Decisão, ainda no primeiro tempo de partida. Para controlar os ânimos, a polícia foi acionada e partida recomçou. 

Mas no segundo tempo, houve nova confusão em que o jogador Luan do Decisão e o massagista do Petrolina foram expulsos. Na saída de campo, José Washington precisou ser escoltado por policiais.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário