terça-feira, 28 de julho de 2020

BAIXA MASCULINIDADE - UM ORIGINAL Pr. Jáder Borges

Ela já pode ser notada, faz tempo. Está visível no nosso meio. Já temos adultos frouxos, moles e sem iniciativas, homens imprestáveis para agirem e atuarem como um homem deve ser.
Homem se cuida, mas cuida melhor da família. Certa vez em Mairiporã, precisei cortar o cabelo e encontrei um local agradável, comandado por duas moças e fui muito bem atendido. Conversávamos amenidades e coisas corriqueiras, quado um rapaz chegou ao salão e a cadeira vaga ao meu lado foi ocupada. A gentil atendente perguntou qual número de máquina ele costumava passar, quando todos ouvimos: "não, hoje eu só vim ajeitar as sobrancelhas"...

Homem não se cuida? Se cuida. Mas "não faz as sobrancelhas". Não, do modo atual, desenhada, arqueada, ou outro estilo qualquer. Não, não costumamos ficar com aquelas sobrancelhas estilo duendes de papai noel. Uma boa tesoura em casa mesmo, resolve e atende. "Ah, mas pode ficar torto".
E daí, meu amigo?!
Que fique.
Problema da sobrancelha.

Não, não estou sendo machista ou chauvinista! 'Muito menos sou HomEmfóbico Moderno'. Não existe "homem moderno". Ou existe homem normal, ou existe homem frouxo.
Homem tem foco, determinação e garra e entre essas três coisas, não existe espaço para preocupações em "ajeitar a sobrancelha"; chegar a notar isso e preocupar-se com 'isso'.

Com o tempo, nem conseguir concentrar-se nas tarefas diárias, porque tem,porque tem, que passar logo no salão para dar um jeito nas sobrancelhas, que 'estão horríveis'.

Eu nunca liguei para o alinhamento das minhas sobrancelhas, mas sempre me preocupei em cuidar, proteger, amar e não deixar nada faltar para três mulheres que o Senhor me confiou. Eu nunca me preocupei em saber se as unhas estão bem certinhas e apresentáveis, mas preocupei-me em ajudar quem quer que fosse a carregar não sei o quê, contanto que a carga não estivesse pesada para um só ou para alguns.

Homem se envolve, participa, defende, vai à luta!
Ah, pastor, não julgue pela sobrancelha! Pois julgo sim!

Homem que tira um tempo do seu dia 'só para ajeitar a sobrancelha que incomoda' não sabe usar bem seu tempo em coisas que são devidas a homens.
Não ajudam as mulheres, estes, nas horas em que elas precisam ou mais precisem. Duvido! Não lhes dão apoio. Se mulheres estão desconfortáveis, seja num estacionamento ou para estacionar um veículo, homens devem ajudar prestativamente, ajudar a que elas estacionem como desejam, ajudando no que podem em orientação e não, "passar ao largo" porque "não é comigo". É comigo e é com o Homem sim, ajudar, sempre.

Aquele rapaz ajeitou as sobrancelhas e foi embora.
Não cumprimentou ninguém, não falou nada (só acompanhou atentamente a obra da sua sobrancelha todo o tempo), pagou e nem agradeceu ou desejou "um bom restante de dia a todos".
Se foi, com suas novas sobrancelhas.

Terminado o corte, agradeci, conversei, desejei tudo de bom para as moças e fui embora. Sem ajeitar as sobrancelhas, que só estão no meu rosto, que as aparo de vez em quando, mas que nunca me perturbaram na vida.

Eu tenho mais o que fazer, como Homem.

"O Homem é um ego revestido de pele", disse Alan Watts. Por si e por seu ego, já é perigoso. Imagina se inflar esse ego com pavonices?
Que nós homens cuidemos do nosso perigosíssimo ego, mas não nos estraguemos mais ainda com preocupações que não são nossas e, preocupar-se com sobrancelhas desalinhadas causa transtornos terríveis por dentro de um homem, que mais mole pode ir ficando, mais egoísta e menos prestativo.
Homem por si, já não presta... [serviço direito] ao próximo. Imagine se estiver preocupado com...

Homens têm uma preocupação nata: o que importa e o que tem importância! É por isso que vivemos, lutamos e morremos. O que tem para nós importância? O que importa, de fato e no final?
Servir, ajudar, defender, trabalhar, não desistir, participar. E nada disso sem esforços. Enquanto tiver algo para ser feito, resolvido ou defendido, isso é o que nos importa!
Senão, nós Homens, perdemos a importância.

Por meninos virando Homens e Homens de fé em Deus e mãos à obra, que o mundo depende dos homens para muitas coisas boas, certas e justas!
E umas sobrancelhas certinhas e alinhadas fazem diferença, nisso, por acaso???
Pode ser que façam, em momentos decisivos.
E muita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário