sexta-feira, 12 de junho de 2020

Dia de Santo Antonio sem fogueiras e sem fogos


O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), por meio do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do novo coronavírus, publicou a Recomendação PGJ n.º 29/2020, que versa sobre a proibição do acendimento de fogueiras, a queima e a comercialização de fogos de artifício, enquanto perdurar a situação de calamidade pública, decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“A tradição junina de acender fogueiras e queimar fogos de artifício, naturalmente, provoca três problemas que irão dificultar o combate à Covid-19, quais sejam: a) aglomerações, comprometendo a eficácia do isolamento social como medida de contenção da pandemia; b) produção de muita fumaça que irá elevar os riscos de problemas respiratórios e agravar os pacientes que estão contaminados; c) Acidentes como queimaduras que pode agravar a superlotação da rede hospitalar. 
A medida, provavelmente, não será bem recepcionada, mas tenho consciência que em tempos de defesa da vida e saúde dos Pernambucanos, precisamos ter coragem para tomar atitudes extremamente impopulares, mas essenciais para conter o avanço da Covid-19 nas terras pernambucanas”, disse o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, no texto da Recomendação. 

Santo Antonio, São João e São Pedro sem fogueiras e sem fogos.
Fazer o que? Agora é se contentar com as guloseimas. Canjica, pamonha, pé de moleque, milho assado e outras iguarias ao som de um bom forró na vitrola, tudo dentro de casa, nesta sexta-feira 12 de junho. Na tradição, prá quem tem namorado (a) dar e receber presentes, é uma boa, pois o santo casamenteiro ajuda casar. Tendo dinheiro compre logo as alianças.

Em Angelim, cidade pernambucana no Agreste Meridional, a Prefeitura informou a população que o Ministério Público do Estado, recomenda a proibição de fogueiras no período junino em locais públicos ou privados. A fumaça provocada por fogueiras e fogos, prejudica a saúde pública, as pessoas ficam com respiração difícil e sem ar. Enquanto perdurar a situação de calamidade pública decorrente da pandemia e do coronavírus, não se deve acender fogueira e nem queimar fogos. Fique em Casa!
Quem comprou lenha para comercializar e transformar em fogueira, só tem uma saída, vender para as padarias. Em Angelim, Jorge da padaria, compra tudo.


Sr. CARIRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário