quarta-feira, 10 de junho de 2020

ANGELIM COMEÇA A RECEBER TESTES RÁPIDOS PARA DETECÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS

 
O prefeito Douglas Duarte e a secretária de Saúde Fernanda Barros receberam testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde.

O Município recebeu 180 (cento e oitenta) testes para detecção da Covid-19, do Ministério da Saúde (MS), exclusivo para testagem de profissional da saúde.
A Prefeitura ainda adquiriu onerosamente, mais 275 (duzentos e setenta e cinco), dos quais 200 (duzentos) com recursos próprios, para testagem dos munícipes. Ontem, dia 09/06/2020, foram recebidos mais 160 (cento e sessenta) testes através da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).

Nos termos preconizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o "teste rápido" é um ensaio de simples execução que, geralmente, não requer a utilização de equipamentos e permite a visualização do resultado em poucos minutos.

A informação apresentada nestes ensaios é quanto ao estado imunológico no momento da coleta da amostra. Assim, há um período de janela imunológica, que é o intervalo (não inferior a 15 dias do início da infecção) de tempo entre a infecção e a produção de anticorpos em níveis detectáveis por um teste que precisa ser considerado.

Cumpre ainda ressaltar que qualquer desempenho não esperado dos produtos, identificados pela Secretaria Municipal de Saúde de Angelim, será notificado à Anvisa por meio do Notivisa como parte do controle sanitário pós-mercado dos kits’s da Covid-19.

Ademais, as ações para redução do risco de transmissão do coronavírus dependem da participação de todos, portanto, independentemente dos resultados dos testes, a população deve estar atenta aos cuidados e às orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde quanto ao uso de máscaras, boa higienização das mãos, o distanciamento mínimo entre as pessoas (evitar aglomerações) e o isolamento social na ocorrência de sintomas.

O Governo de Angelim está engajado no enfrentamento dessa pandemia, procurando atender prontamente as prioridades do Sistema Municipal de Saúde com rapidez e qualidade.



Sr. CARIRI
Informes: Fernanda Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário