quarta-feira, 8 de maio de 2019

Prefeitura fez doação de 3.800 mudas de palma forrageira a agricultoras e agricultores de Angelim

Prefeito Douglas

Nesta quarta-feira (8) de maio, dia de feira, quando a maioria dos agricultores se encontra na cidade, a prefeitura de Angelim aproveitou para doar 3.800 mudas de palma forrageira a 100 agricultores da agricultura familiar, contemplando toda a zona rural do município nesta primeira etapa. Espera-se a chegada de mais 8.200 mudas para se atingir as 12.000 mudas que foram pleiteadas.
Garcia com a palma forrageira

O secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente de Angelim, Garcia Xavier, informou a todos sobre o plantio da palma que é mais resistente a pragas em 50 por cento, superando as costumeiramente plantadas em toda região. Ela tem poder de multiplicação é muito mais rápida, servindo bem para a produção de forragem animal.

"Essa palma é especial. Com muito esforço conseguimos as mudas junto ao presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim, a quem agradecemos. 

Na seca prolongada irá ajudar em muito diretamente ao agricultor familiar, pois a palma tem boa capacidade de armazenar água e vitaminas para o gado servindo também para ovinos e caprinos. Resistente a praga Cochonilha do Carmim, estamos doando aos senhores e senhoras algo propenso a mudar a paisagem agrícola do nosso município beneficiando a cadeia produtiva. Em nosso governo já fizemos muitas ações que aos poucos mudam a vida do homem e da mulher do campo, fomos o governo que mais investiu na questão hídrica, aramos a terra de todos, em qualquer localidade da zona rural tem a marca do nosso governo com beneficiamento e iremos fazer muito mais até o fim do nosso mandato". Declarou o prefeito de Angelim Douglas Duarte.

Sendo assim, o prefeito Douglas e o seu secretário Garcia, com amplo planejamento, buscam novas alternativas para alimentação do rebanho e por conseguinte beneficiar o produtor rural. Quanto as ações em relação à cochonilha, na sua ação rápida, vai depender do produtor no cuidado que dever ter com a cultura. De acordo com o IPA a palma forrageira é uma cultura que resiste a longas estiagens e incrementa toda uma cadeia produtiva, surgindo como uma alternativa de sobrevivência do rebanho no semi-árido. A planta é um cacto que tem o poder de armazenar água durante a época de seca, por isso passou a ser usada pelos produtores como principal fonte de alimento para o animal.

Durante a entrega das mudas, era patente no semblante dos agricultores de Angelim, sua satisfação em ter recebido as mudas e apoio do governo municipal.


Sr. CARIRI
Fotos: Josenildo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário