segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Padre de Angelim fala sobre tragédias

A tragédia de Chapecó que abalou o Brasil e o mundo



Aproveitamos a oportunidade. para entrevistar uma autoridade religiosa a respeito deste e outros acontecimentos de repercussão mundial.

O Padre Valdevan Bezerra, pároco da Igreja Católica na cidade de Angelim no estado de Pernambuco, gentilmente atendeu o nosso chamamento,  e faz uma série de esclarecimentos à luz da palavra de Deus.

O BLOG 
plenário de angelimAGRADECE AOREVERENDÍSSIMO.

P.A - Por quê acontece esse tipo de coisas?

Padre Valdevan - Eu acredito na fatalidade. A permissão de Deus, que é diferente da vontade de Deus. Por quê Deus não interveio? Por quê Deus não fêz um milagre? Eu acredito que não tenho essa resposta, porque eu vejo pelo âmbito do mistério, então se é mistério, só ele sabe se explicar e dizer porque.

P.A - Como a justiça divina pode ser percebida nessas situações, quando há falha humana e por quê pessoas escaparam?

Padre Valdevan - Se a gente olhar para o princípio, castigo e correção, Deus não castiga ninguém, porque no castigo há uma pontinha de maldade, mas como Pai ele corrige. A correção como eu estava falando é diferente do castigo. A justiça de Deus corrige. Se a gente olhar bem, e num português bem popular e a gente dizer assim: Deus não desse do céu para dar de cacête em ninguém e observarmos  os sinais desta correção. Quantas coisas têm acontecido e a gente pode dizer, será que é o sinal da justiça e da correção?
Prá onde esse mundo estar caminhando? Prá onde esse mundo está indo? Então a sensibilidade que nós humanos e principalmente aquele que crer, o homem e a mulher de boa vontade, perceber a justiça  a correção e nunca entender a fatalidade como castigo.

P.A - Em relação as tragédias coletivas pelo mundo à fora, já houveram muitas no Brasil, como a do circo de Niterói 500 pessoas morreram,  o avião da TAM em Congonhas, agora essa de Chapecó,  nas torres gêmeas  foram 3000 mil falecidos, Banda Mamonas Assassinas, a tragédia de uma boate de Santa Maria (RS) mais de 240 pessoas perderam a vida, 6 milhões de judeus exterminados. Qual a sua análise? Tem uns que escapam e dizem assim no popular: Não era o meu dia de morrer.

Padre Valdevan - Se a gente olhar para essa situação da predestinação e da fatalidade, o dia ou não, eu, eu particular independente da religião, não podemos nos apegar a fatalidade, porque prá morrer basta tá vivo. Deus não nos predestinou para a desgraça. Deus nos predestinou para a vida e nós devemos defender a vida em todos os âmbitos, em todas as circunstâncias, a vida em primeiro lugar. Vida sim, morte não.

P.A - O Sr. acredita que na nação brasileira, o povo está longe de Deus? O advento inclusive de várias seitas tá provocando isso também. A questão da exploração do ser humano vendendo e comprando pseuda salvação, prometendo riqueza, isto é, o engano da Teologia da Prosperidade. Comente por favor.

Padre Valdevan - Desde o tempo de Jesus que as pessoas perguntaram e ele: Caiu uma torre matou não sei quantas pessoas e Jesus diz, pensastes que estas que morreram agora, morreram porque são mais pecadoras do que vós? Se não vos converterdes tereis o mesmo fim. A fatalidade, as grandes tragédias, a mortalidade em número, me choca porque somos humanos, somos sensíveis. Desde aquele avião da TAM, lá em Congonhas que caiu e mais de 200 pessoas morreram  e, sempre nós vamos encontrar, por quê? Homem e máquina sempre vai dar isso. A ganância, as pessoas de fato estão longe de Deus, as pessoas de fato estão se distanciando cada vêz mais de Deus. Têm buscado o seu Deus do jeito que eles fabricam o seu Deus, do jeito que eles querem Deus.  Bastámos ver as seitas, essas Igrejas Neo-pentecostais, vendem céu, vendem prosperidade e esqueceram uma cruz, esqueceram a teologia do próprio Jesus de Nazaré. Como as pessoas querem um Cristo glorioso, vitorioso, um Cristo sem as marcas da paixão, então, o que é que vai ser da Nação?

P.A - Que análise faz sobre a decisão do STF (SupremoTribunal Federal) de que praticar aborto nos três primeiros meses de gestação não é crime.
Padre Valdevan - A decisão do Supremo, um absurdo. Falo como homem religioso que sou, mas também como homem civil.

P.A - Considera uma tragédia maior do que a de Chapecó?

Padre Valdevan - Claro, sim. Quantas mortes licitamente agora, vão acontecer?
Inocentes, pessoas que não pediram prá vir ao mundo, pessoas que estão pagando por uma situação, por um erro do pai da mãe, digamos assim. É preciso pensar antes de fazer. O ABORTO É UMA DESGRAÇA, É UMA TRAGÉDIA, É UM GENOCÍDIO PODEMOS DIZER COM TODA A CERTEZA. Eu como Padre Católico, sempre dizer sempre com Jesus. Eu vim para que todos tenham vida e vida plena.

P.A - A Bíblia cita que no final dos tempos muitos tentarão a morte e não conseguirão se matar. Como o Sr. explica isso?

Padre Valdevan -  A morte terá o fim. A morte não vai existir. Nós estamos no advento, nos preparando para o natal, nos preparando para a  vinda de JESUS, não que ele venha mais como veio historicamente, um bebezinho, uma criança, mas a Igreja crer que ele voltará. E isto tem causado nas pessoas, pânico  muitas religiões aproveitado disto, te converte que Jesus tá voltando, colocando terrorismo na cabeça das pessoas, e a volta de Jesus não é terrorismo. É para aquele que crer deve ser momento feliz, alegre, saber que o seu Senhor voltará. A Igreja diz isso todas as missas. O Padre diz: Eis mistério da fé. O povo responde: Anunciemos Senhor a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição, vinde Senhor Jesus. Não é novidade saber que Jesus voltará, a Igreja diz isso todas as missas, então não é preciso agora mais o pânico, a morte será o primeiro a ser destruído. Por quê?  A vida em primeiro lugar, ele nos levará para um lugar onde não haverá chôro nem dor, nem ranger de dentes nem fome, mas ele será tudo em todos, e lá não existirá mais mortes.

Agradecemos ao Padre Valdevan Bezerra por tão esclarecedora entrevista.


plenário de angelim

 P/Sr. CARIRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário