Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba (1904–1997), ganha homenagem pelos seus 121 anos de seu nascimento em uma programação cultural gratuita na Livraria do Jardim, no bairro da Boa Vista, Recife, nesta quarta-feira (29), a partir das 19h. A iniciativa faz parte das ações do Instituto Capiba, criado para preservar e difundir a obra do compositor.
Autor de mais de 300 composições e considerado o maior nome do frevo, Capiba também deixou marcas em gêneros como samba, valsa, ciranda, baião e maracatu, tendo músicas gravadas por Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa, Luiz Gonzaga, Clara Nunes, Alceu Valença, entre outros. O seu acervo reúne documentos, partituras, fitas, fotografias, gravações que hoje compõem uma das mais importantes fontes de pesquisa da música pernambucana, além do seu piano alemão onde compôs boa parte de suas canções.
Em 2025, o Instituto Capiba intensificou o trabalho de salvaguarda do patrimônio, digitalizando quatro mil fotografias em parceria com a Cepe e promovendo a campanha “Numa mulher não se bate nem com uma flor”, de enfrentamento à violência contra a mulher, que recebeu Voto de Aplauso da Câmara Municipal do Recife. Agora, o público poderá acompanhar as novas ações de difusão cultural na programação especial dos 121 anos de Capiba.
A programação começa com a palestra “Capiba 121 Anos – Preservação e Difusão”, em que a diretoria do Instituto apresenta um panorama da trajetória do compositor e as iniciativas em curso para manter viva a sua memória. Na sequência, vai ser exibida a mostra digital “Capiba em Imagens – 1904 a 1997”, composta por fotografias históricas do acervo pessoal do artista, agora digitalizadas e projetadas em telão.
O público também poderá conferir o lançamento da HQ “O Carnaval de Capiba”, que traduz para os quadrinhos o universo poético e musical do compositor. A obra reúne histórias assinadas por Benné Oliveira, Bruno Alves, Eron Villar, Fábio Paiva, Helô D’Angelo, Luciano Félix, Melisandret e Thaís Kisuki.
No encerramento, a Camerata Capiba, formada por alunos e professores do Conservatório Pernambucano de Música, apresenta um concerto especial que transita por frevos e outras composições marcantes, unindo o erudito e o popular.
Artistas de frevo celebram inauguração da Casa Capiba ao som do ritmo que é símbolo do RecifeA inauguração da Casa Capiba, no Recife, teve um gesto simbólico que chamou atenção no meio político e cultural. Durante o evento, artistas de frevo entoaram em coro o clássico “Ela é Bela”, de Capiba, em homenagem à governadora Raquel Lyra. O cantor Ed Carlos se destacou.


Nenhum comentário:
Postar um comentário