segunda-feira, 28 de agosto de 2023

POR CONTA DA CRISE, PREFEITURAS VÃO FECHAR NESSA QUARTA. EM ANGELIM EXPEDIDENTE SÓ INTERNO. NÃO PARALISAM SAÚDE E EDUCAÇÃO


Foi realizada na manhã desta segunda-feira (28) na sede da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam) em Garanhuns, uma reunião tendo como foco a situação vivenciada pelas gestões municipais do agreste.

                                       Municípios
Além do presidente daquela instituição municipalista e prefeito de Calçado, Expedito Nogueira, o ato contou com as presenças da Prefeita de Palmeirina e vice-presidente do órgão, Dra. Thatianne Macedo; do Prefeito de Jucati, Ednaldo Peixoto; da Prefeita de Brejão, Beta Cadengue; Prefeito de São João, Wilson Lima; do Prefeito de Angelim, Douglas Duarte; do Prefeito de Caetés, Nivaldo Tirrí; da ex-prefeita e secretária executiva da Codeam, Neide Reino; do Advogado Dr. Luciclaúdio Góis, além de representações da imprensa regional e diretores do órgãos municipalistas regionais.
Na oportunidade entre muitas opiniões os prefeitos chegaram ao consenso de, em razão da grave crise financeira que assola os entes municipais, acatar a sugestão dada pela Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE -, de paralisação das atividades das prefeituras de Pernambuco neste dia 30 de Agosto, próxima quarta-feira.

A medida valerá para todos os setores, com exceção dos serviços essenciais, a exemplo dos órgãos de saúde. Alguns gestores defenderam a possibilidade do fechamento dos órgãos municipais durante dois dias, no entanto decidiram com maioria pela paralisação por 24 horas, para que a população não fosse ainda mais penalizada.

Após a decisão dos gestores deve ser emitido pelas gestões um Decreto Municipal, o que os resguardaria os prefeitos de possíveis sanções pela paralisação das atividades, com desdobramentos imprevisíveis.

Portanto, a medida é um sinal de alerta aos Governos Estadual e Federal, diante da grave crise financeira que assola os Municípios Brasileiros por conta da queda nos repasses, dentre eles, principalmente o FPM.

O prefeito de Angelim Douglas Duarte em entrevista a imprensa regional declarou: "não adianta a gente só discutir, estando em Brasília pra trazer mais recursos nessa luta constante e a população ficar inerte e fora desse processo. Não, o povo tem que saber o que se passa nas esferas federal e estadual, pois peço a imprensa a maior divulgação para que a informação chega a todos os munícipes, estamos lutando por muita coisa que está fora do contexto e da realidade dos municípios". Finalizou.





Nenhum comentário:

Postar um comentário