quarta-feira, 30 de agosto de 2023

PARTE DE AÇOUGUE PÚBLICO PODERÁ SE TRANSFORMAR EM CASA DAS ARTESÃS ANGELINENSES

O Requerimento de número 032/2023 de autoria do vereador Oliveira do PT, aprovado em sessão desta terça-feira (29) em veemente apelo, solicita ao Chefe do Poder Executivo parte do açougue público, para acomodar cerca de 40 artesãs que apenas uma vez por mês comercializam seus produtos, no centro da cidade, havendo a necessidade das suas vendas serem diariamente, por tal motivo, precisam de um ponto fixo.

Oliveira, em entrevista ao Blog Sr. Cariri justificou que o açougue público de Angelim, está quase obsoleto, isto é apenas 7 marchantes comercializam no local, pois a demanda caiu muito com o advento dos frigoríficos nos supermercados, daí, sobra espaço.
Oliveira entende que com a queda do FPM a crise financeira é grande na prefeitura, o que impossibilitaria a construção de um galpão para as artesãs, o mais viável seria uma pequena reforma com o teto de pvc e aplicação de cerâmica, boas tarimbas, higiene total com uma boa infraestrutura, proporcionando uma divisão do espaço (ocioso) que daria para atender a solicitação feita ao nobre vereador pelo segmento que atua no artesanato local e os marchantes também seriam beneficiados com o movimento do comércio adjunto, ainda se entendendo pelos pontos anexos das vendas de feijão e farinha.


Na justificativa oral, Oliveira ilustrou com conhecimento de fato, sobre a Cultura do Artesanato, ao dizer que o artesanato é uma expressão cultural em nossa história, refletindo a identidade e tradições de nosso povo. A criação da Casa das Artesãs Angelinenses, não apenas preservará e promoverá essa cultura, mas também, fornecerá um espaço dedicado à promoção das habilidades locais .

O Impacto no Comércio e na vida de Cada Artesã e/ou artesão

Ao disponibilizar um local permanente para que as Artesãs e Artesãos comercializem seus produtos, estaremos fomentando o empreendedorismo local e esperando para a geração de renda dessas mulheres aguerridas e talentosas. 
Isso fortalecerá a economia do município, e ao mesmo tempo em que, empodera os Artesãos.


Para a artesã, Alécia Moura, é de grande importância esta solicitação do vereador Oliveira e acredito na sensibilidade do Sr. Prefeito, em atender o pleito de uma categoria. Nós sabemos que o artesanato é uma forte ferramenta que movimenta a cadeia produtiva do turismo na nossa cidade e gera renda e desenvolvimento econômico. Muitas de nós, sustentamos as famílias por meio desse trabalho.









Sr. CARIRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário