segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Secretário conhece matriz das ações e investimentos do Grupo Territorial da Governança (GTG) do feijão, raízes e tubérculos - Douglas Duarte participou do encontro

Evento foi realizado no município de São João, reunindo autoridades estaduais e municipais, agricultores familiares, lideranças comunitárias e representantes de instituições financeiras


Em agenda no Agreste Meridional, o secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Dilson Peixoto, participou do evento de apresentação da matriz das ações e investimentos do Grupo Territorial da Governança (GTG) do feijão, raízes e tubérculos. Realizado na sede da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar (COOPAF), no município de São João, o encontro aconteceu nesta quinta-feira (18), reunindo autoridades estaduais e municipais, agricultores familiares, lideranças comunitárias e representantes de instituições financeiras.

A reunião extraordinária do GTG teve como objetivo buscar novas pactuações junto às autoridades governamentais e parceiros, dando maior celeridade aos projetos, sobretudo a 15 propostas discutidas junto às entidades envolvidas, consideradas de fundamental importância para a estruturação e o fortalecimento da agricultura familiar no Agreste. O plano de trabalho contempla as principais necessidades dos agricultores para elevar o nível de produção e renda. Na ocasião, houve ainda uma apresentação do projeto de Ater - Feijão pelo extensionista do IPA Pedro Balensifer.

Com um trabalho organizado e articulado, o GTG é formado por representantes de 200 associações, sindicatos, conselhos e representantes das prefeituras de 20 municípios: Angelim, Águas Belas, Buíque, Calçado, Canhotinho, Caetés, Capoeira, Correntes, Garanhuns, Ibirajuba, Itaíba, Jucati, Jupi, Jurema, Lajedo, São João, Saloá, São Bento do Una, Palmeirina e Pedra.

O Agreste Meridional é a maior região produtora de feijão do Estado. Segundo dados do IBGE, o Território Produtivo do Feijão nessa região é responsável pela produção de 31 mil toneladas/ano (equivalente a 40% da produção do Agreste), garantindo geração de emprego e renda aos produtores locais.

“Sob orientação do governador Paulo Câmara, estamos cada vez mais aproximando o Governo do Estado dos setores produtivos, ouvindo as demandas e identificando o que pode ser feito no âmbito da secretaria. A nossa força é a nossa união”, comentou o secretário Dilson Peixoto, acrescentando que, em relação às demandas do GTG, já está em fase de licitação o projeto de maquinários para beneficiamento de grãos, por meio do ProRural, com conclusão prevista para os próximos dois meses; além de um projeto para capacitar os produtores de feijão como um todo no território, por meio da assistência técnica pelos extensionistas do IPA, e não mais de maneira individualizada, como feito anteriormente.

Estiveram presentes o coordenador do GTG e presidente do CMDRS/Jupi, Luiz Ricardo dos Santos Souza; o coordenador da Rede Produtiva do feijão, raízes e tubérculos, Antônio Teixeira; o presidente da COOPAF, Paulo Mota; o prefeito de Angelim, Douglas Duarte; o secretário de Agricultura do município de São João, José Souza; o representante da Fetape, Mizael Cordeiro; o representante do Sintrafe regional, José Cícero; a presidente do CMDR/São João e coordenadora da Rede Semeam, Margarida Barreto; o gerente da agência do Banco do Brasil de São João, Fábio Luiz; o presidente do IPA, Odacy Amorim; o secretário executivo de Agricultura Familiar da SDA, Gleybson Neves; o gestor de Reordenamento Agrário do Iterpe, Felipe Falcão; o diretor de Extensão Rural do IPA, Reginaldo Alves; e o coordenador da UGT de Garanhuns do ProRural, Ricardo Jucá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário