sexta-feira, 30 de agosto de 2019

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Angelim, foi de primeira grandeza



Um original

Thyale de Vasconcelos Velozo 
Coordenadora do AEE - Angelim 
Psicóloga formada pela UPE – crp:02/15928 
Mestra em Psicologia e Saúde Mental – Prismal – UPE 
Especialista em Psicologia Clínica e Saúde Mental – CESMAC.



A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, vivenciada em Angelim, desde o dia 20 ao dia 28 do corrente mês, movimentou a sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE. Participaram professores, familiares e alunos da zona urbana e rural, que estão em acompanhamento, foi enviado convites também para todas autoridades municipais e os setores incluindo: Saúde, Assistência Social e a própria educação. 

As atividades de acordo com a coordenadora do AEE e Mestra em Psicologia e Saúde Mental, Thyale Velozo, deram início na Rádio Supapo, juntamente com a psicóloga Edjane Bernardino, abordando sobre a temática. Seguidos de oficinas criadas pela Psicopedagoga Vilma Adriana, em algumas salas de aula sobre diversas deficiências como autismo, surdez, TDAH. 

No dia 22, abrangendo os profissionais de apoio , pedagogos e psicólogos funcionários do AEE, foi realizado um treinamento na cidade de Canhotinho, com a equipe do AEE-Canhotinho, reforçando sobre a sensibilidade e empatia para trabalhar nessa área, bem como aprimorando o conhecimento, sobre libras, braile e autismo; No mesmo dia, na rádio Gazeta local, fomos convidados para um bate papo sobre essa semana e todo funcionamento da sala do AEE, nos acompanhou o Advogado do CREAS – Angelim – Dr.Vicente Neto, que em linhas gerais abordou o tema nacional para a semana: “Família e Pessoa com Deficiência, Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas”, a psicopedagoga e a coordenadora/psicóloga do AEE. 

Já no dia 27/08, foi realizado um dos momentos mais significativos da semana, o momento de reflexão, participação e ideais resolutivas para as problemáticas vivenciadas, como por exemplo: a ausência da participação e interesse da família dos alunos deficientes, no dia a dia escolar. Então tivemos a composição da mesa: A diretora da Escola Miguel Calado: Célia Alves, a mãe de um dos alunos que para preservar sua identidade, não destacaremos seu nome. Ela agradeceu o acompanhamento pedagógico e psicológico que seu filho vem obtendo, o que tem facilitado sua vida e de familiares, o coordenador do CRAS: Ivan Alves, a Coordenadoria da Mulher: dona Lúcia, a psicóloga, Edjane Bernadino representando todos funcionários da sala do AEE, e sendo parabenizada pelo dia do psicólogo, pela também Psicóloga Thyale que traz palavra do Papa Francisco para os profissionais psicólogos: “Devemos amar os psicólogos, devemos cuidar, proteger, porque eles são, os anjos guardiões que Deus nos enviou”. (Papa Francisco), o Advogado e Palestrante: Vicente Neto; o profissional de Apoio: Ewerton, o coordenador do Bolsa Família: Alisson, representando os professores: Irinéia Rocha e por fim, representando todos os coordenadores: Sandra e Tânia. 

A atividade deste dia contou com a apresentação de dois alunos, pessoas com deficiência: Jailson da Silva Santos, que declamou duas poesias autorais, instigando as pessoas a deixarem de lado o preconceito, e buscando encontrar a EFICIÊNCIA e não a deficiência dos outros. E a parte musical ficou por conta do aluno, Jadson, cantando duas músicas, ou seja: Voz e Violão. Todos da mesa, ressaltaram a importância do evento e que se faz necessário o trabalho diariamente e não apenas nesta semana. Houve a apresentação do projeto: “O que existe em nós, através do outro”, projeto em parceria de Albanir e Thyale, onde resgatam imagens que retratam o dia a dia escolar, dos alunos acompanhados. Por meio da imagem é possível revelar as diferenças com naturalidade e normalidade, tornando ao expectador familiarizado com o tema real e vivenciado todos os dias e assim, provocar um pensamento crítico, reflexivo e acolhedor. Somos muito mais que uma patologia descrita num diagnóstico. Somos um ser singular, histórico, cheios de possibilidade e habilidades para serem identificadas e aprimoradas. (Albanir e Thyale) 

Seguindo, o Dr Vicente esclareceu direitos, mas também deveres dos familiares de pessoas com deficiência, trazendo como base o estatuto da pessoa com deficiência, momento este, onde houve trocas de perguntas e respostas. Por fim, Thyale, enfatizou a importância da família em uma mensagem cantada: Casa de Benção. A psicopedagoga Vilma Adriana, apresentou um vídeo, com atividade e momentos vivenciados com os educandos, também esclareceu dúvida sobre relatórios, função do apoio em um momento de harmonia e conhecimento. Houve a pausa para o lanche, e o retorno apenas com os profissionais do AEE, professores e os componentes da mesa, para sugestões de como trabalhar e estratégias de incluir os familiares nas atividades. 

Por fim, no dia 28/08, nos dois turnos manhã e tarde, o profissional convidado o educador físico: Claumerson Alves, da cidade de Canhotinho, de maneira voluntária trouxe momentos recreativos, que estimularam a cognição e a parte motora dos alunos, segundo o educador físico: essas atividades aprimoram habilidades, e através dela a pessoa com deficiência vai perdendo o medo de tentar pequenas coisas: como o simples “pular” e assim, vai adquirindo confiança e vontade para vencer cada etapa dentro de suas limitações. 

Numa semana cheia de atividades, só temos que agradecer por sermos instrumentos para melhorar um pouco a qualidade de vida, de outras pessoas. 

Agradeço profundamente, a Lilian, Vilma, Albanir, Carlinhos, Edjane e Thuanny, aos profissionais de apoio, todos que não mediram esforços para que essa semana acontecesse, a gestão escolar e municipal. Obrigada!










Sr. CARIRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário