quarta-feira, 6 de agosto de 2025

PRESIDENTE DA CÂMARA DE ANGELIM TEM SE REVELADO UM BOM MEDIADOR

O conceituado jornalista de Pernambuco, Roberto Almeida que assina o Blog com seu próprio nome, destacou hoje (6) a atuação do vereador Sandro Rocha, presidente da Câmara de Vereadores de Angelim, à frente do Poder Legislativo angelinense, ao citar que ele tem noção sobre os acontecimentos e sabe escolher o melhor e o que convém para a harmonia entre os vereadores do seu município.
 
Roberto repercutiu matéria publicada no Blog Sr. Cariri, acompanhe. 
 
Em Angelim tem sido elogiado a postura do presidente da Câmara Municipal, vereador Sandro Rocha.

Segundo o jornalista Marcos Moura, que assina o Blog do Sr. Cariri, o parlamentar tem se destacado como homem de diálogo e um grande mediador da política, no âmbito do Legislativo e nas tratativas com o Poder Executivo.

"Sandro tem conduzido as sessões ordinárias com ordem, competência e decência, mantendo as regras, concedendo palavra aos vereadores na hora certa e fazendo com que se cumpra o regimento", comentou Marcos, no seu prestigiado blog.

Sandro Rocha está tendo habilidades de mediação para lidar com divergências de opiniões, de modo a garantir o bom andamento dos trabalhos legislativos, segundo atesta o jornalista.

O Sr. Cariri cita um episódio ocorrido na Câmara, nesta terça-feira, que demonstra a desenvoltura do dirigente do Poder Legislativo angelinense.

Segue a explicação do blog angelinense:

"Quando o vereador Lupércio estava na tribuna, com o tempo já estourado, concedeu a palavra solicitada em aparte pelo colega da Casa, Eduardo, que se referia a um assunto passado, exposto pelo vereador Zé Lito.

"Este não cabia de acordo com o regimento interno da Casa Legislativa, nenhuma exposição de motivo. O momento seria oportuno quando da fala do próprio vereador Zé Lito, em ser aparteado. Eduardo, não o fez.

"Veio então a intervenção do presidente Sandro, não permitindo os argumentos do vereador Eduardo, se baseando num conjunto de normas e regras que regulamentam o bom funcionamento da Casa Legislativa.

"Disso resultou o entendimento por parte dos três vereadores, Lupércio, Eduardo e Zé Lito, chegando a um denominador comum, e deu-se por encerrado o assunto, graças a capacidade de bom mediador de Sandro Rocha".

O presidente da Câmara Municipal de Angelim é aliado do prefeito do município, Carlos Henrique, popularmente conhecido como Caíque.


PRESIDENTE SANDRO ROCHA SE DESTACA COMO UM GRANDE MEDIADOR NA CÂMARA DE ANGELIM


 



 



O presidente da Câmara de Vereadores de Angelim, Sandro Rocha, está sendo visto como uma figura importante no Poder Legislativo angelinense, se destacando como um grande mediador.

Tem conduzido as sessões ordinárias com ordem e decência, mantendo as regras, concedendo palavra aos vereadores e fazendo cumprir o regimento interno, por sinal, com muito conhecimento.

Rocha está tendo habilidades de mediação para lidar com divergências de opiniões e garantir o bom andamento dos trabalhos legislativos.

Citamos isto, para exemplificar o ocorrido noite passada, quando em uma das reuniões, momento da fala do vereador Lupércio na tribuna e já com o tempo estourado, este, concedeu a palavra solicitada em aparte pelo Edil Eduardo, que se referia a um assunto passado exposto pelo vereador Zé Lito e que não cabia de acordo com o regimento interno da casa, nenhuma exposição de motivo. O momento seria oportuno quando da fala do próprio vereador Zé Lito, em ser aparteado. Eduardo, não o fez.

Veio a intervenção do Presidente Sandro, não permitindo os argumentos do vereador Eduardo, se baseando num conjunto de normas e regras que regulamentam o bom funcionamento da Casa Legislativa.

Resultando-se o entendimento por parte dos três vereadores, Lupércio, Eduardo e Zé Lito, chegando a um denominador comum, dando-se por encerrado o assunto, haja vista o conhecimento e a capacidade de ser um bom mediador nestas questões, por parte do presidente, Sandro Rocha.





















segunda-feira, 4 de agosto de 2025

LEIA MAIS!


Em Angelim-Pernambuco, no dia 29/07/2025o prefeito Caíque fez a entrega de entrega de 120 caixas d’água, resultado de uma importante parceria com o Governo Federal, por meio da Codevasf.
"Essas caixas estão sendo destinadas às famílias que mais precisam, especialmente aquelas que não possuem em suas casas boa capacidade de armazenamento.
Água é vida, e garantir esse direito é nosso compromisso, afirmou Caíque".


E segue a campanha do agasalho em Angelim, é uma iniciativa para arrecadar roupas e cobertores e distribuí-los para pessoas em situação de vulnerabilidade social durante o inverno. O prefeito Carlos Henrique (Caíque) conta com o apoio da população e de todo o seu secretariado, neste momento em que doar é um ato de amor.

Agosto Lilás
 
Em Angelim, a Prefeitura, em parceria com a Assistência Social e Coordenadoria da Mulher, promove ações de prevenção e combate à violência, reforçando o compromisso com a dignidade, segurança e direitos de todas as mulheres
A campanha é uma iniciativa anual que visa reforçar a importância da Lei Maria da Penha e divulgar os serviços de atendimento à mulher em situação de violência. 
 
Sopão nas Comunidades de Angelim

No dia 01 de agosto de 2025, foi a vez de levar alimento e carinho às comunidades de Batinga, Periperi e Várzea da Jurema. Um gesto simples, mas cheio de amor, que aqueceu muitos corações. 

O "Sopão" em Angelim é um programa alimentar da prefeitura que leva comida diretamente às comunidades rurais. A iniciativa tem como objetivo fornecer refeições nutritivas e quentes para a população local, muitas vezes em áreas mais remotas. Além de atender às comunidades, o programa também promove um momento de interação e cuidado entre os moradores e a prefeitura.

O programa "Sopão" é realizado em diferentes comunidades, e a prefeitura divulga as ações através de suas redes sociais. Por exemplo, em 1º de agosto de 2025, o programa esteve nas comunidades de Batinga, Periperi e Várzea da Jurema, levando alimento e carinho, segundo a Prefeitura de Angelim. Em 16 de março de 2025, o programa também chegou ao Povoado Quatro Bocas, conforme a prefeitura.

A prefeitura de Angelim também demonstra o compromisso com o programa através de outras iniciativas, como a formação para motoristas da rede municipal abordando temas como legislação de trânsito e primeiros socorros, informa a prefeitura.
 
China abre mercado a café, gergelim e farinha de aves e suínos do Brasil; permissão da entrada no mercado chinês a 183 exportadores brasileiros de café, 30 de gergelim e 41 de farinha de origem animal ocorre simultaneamente à confirmação da imposição de tarifas de 50% a produtos brasileiros pelos EUA.
 
Apoiadores de Bolsonaro fazem atos em todo o país contra Moraes e Lula; pelo menos 20 capitais receberam os atos, realizados quatro dias após a aplicação da Lei Magnitksy contra o ministro; ex-presidente não compareceu devido às restrições impostas pelo STF.
 
Golpe do morango do amor: criminosos simulavam venda do doce no Rio Grande do Sul; perfis falsos nas redes sociais copiavam o conteúdo de lojas reais e anunciavam promoções
 
Em Belém (PA), hotel troca nome para ‘COP30’ e multiplica diária por 80; uma estadia de oito dias chega a R$ 45 mil para um hóspede.
 
Primeira semana de agosto deve ter frente fria e queda nas temperaturas; tempo segue seco no Sudeste, Nordeste e na maior parte do Norte e Centro-Oeste; chuvas continuam no Sul do país. Em Angelim chove bem nestes três últimos dias.
 
ESPORTIVA

Campeonato Brasileiro
 
Série A, 18ª rodada:
Botafogo 0x2 Cruzeiro
Corinthians 1x1 Fortaleza
Atlético-MG 2x1 Bragantino
Ceará 1x1 Flamengo
Vitória 2x2 Palmeiras
Internacional 1x2 São Paulo

Série B, 20ª rodada:
Chapecoense 3x2 CRB
Novorizontino 1x1 Avaí
Athletico-PR 1x1 Paysandu
 
O Central de Caruaru deu sequência à boa fase na temporada e largou em vantagem por vaga nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, no Lacerdão, a Patativa levou a melhor sobre o Lagarto diante da torcida e triunfou pelo placar mínimo, mas de suma importância: gol de Lazarini; partida válida pela ida da 2ª fase. 
 
Santa Cruz é derrotado pelo Sergipe por 2 a 1 em jogo de ida da 2ª Fase da Série D.
 

Náutico vence o Retrô, amplia série invicta e se consolida no G-4 da Série C

Timbu ganha de 3 a 0 e chega a cinco jogos sem derrota, enquanto a Fênix se mantém no Z-4

Em um jogo marcado por muitos (MUITOS!) erros de finalização, Sport e Bahia empataram por 0 a 0, neste sábado (2), na Ilha do Retiro, em partida que abriu a 18ª rodada do Campeonato Brasileiro

As viagens à Brasília realizadas pelo prefeito Caíque da cidade de Angelim, começam mostrar os resultados positivos. O município passa a receber recursos e ações outras, através de emendas dos parlamentares que representam todos os angelinenses.
 
O prefeito Caíque já está de malas prontas para nova viagem em busca de mais recursos, viabilizados por novos projetos idealizados fertilmente por sua caixa craniana.
 

 

 

 

 

domingo, 3 de agosto de 2025

O prefeito de Angelim distribuiu 120 caixas d'água

Caíque, prefeito de Angelim, distribuiu 120 caixas d'água para famílias que necessitam de armazenamento extra de água. A ação foi realizada em parceria com o Governo Federal, através da Codevasf, e visa garantir o acesso à água para aqueles que possuem pouca ou nenhuma capacidade de armazenamento em suas casas.

A entrega faz parte de uma iniciativa mais ampla da prefeitura para garantir o direito à água e melhorar a qualidade de vida da população, especialmente em um período com escassez de chuvas. As caixas d'água distribuídas possuem capacidade de 1000 litros e são destinadas às famílias que mais precisam. 
 

Além da entrega das caixas d'água, a prefeitura também realiza outras ações em parceria com a sociedade e o governo, como a entrega de alimentos em comunidades, agasalhos e campanhas de conscientização sobre violência contra a mulher.
Foto
Fagner Mendes 

quinta-feira, 31 de julho de 2025

JORNALISTA ARIJALDO CARVALHO TEM MORTE CONFIRMADA APÓS VÁRIOS ANÚNCIOS EQUIVOCADOS


Sua presença em Angelim. Nosso último registro

 

Recebi há pouco a confirmação oriunda do jornalista Tavares Neto, dada por Marise esposa de Rocha, como era conhecido, de que o nosso amigo Arijaldo Carvalho, veio a óbito. Sua morte confirmada na manhã desta quinta-feira (31) 6 horas. Após todas as notícias equivocadas, Arijaldo poderá descansar em paz, na Glória do Pai.

Em 21 de outubro de 2021, Arijado esteve em Angelim. Em sua homenagem reproduzimos texto publicado no Blog Sr. Cariri.


“O SEU OLHAR NÃO MENTE”...

É certo que o ser humano deve piscar 4 vezes por minuto em situações normais, no entanto, em certas pessoas pode variar até um minuto.

Mesmo meus olhos lacrimejando, eu pude observar ontem na Câmara de vereadores de Angelim, que as pessoas ficaram sem piscar seus olhos, por mais de um minuto, prestando atenção a uma explanação notável feita sobre a revista movimentto, pelo seu proprietário o jornalista Arijaldo Carvalho, quando da homenagem prestada ao ex-prefeito Samuel Salgado.

Arijaldo (careca, careca não, desprovido de cabelo) emocionou o público presente com sua bela oratória, nem ele mesmo na tribuna, pestanejou. Rocha, nome de batismo dado por Samuel, é desses jornalistas irrequietos, viaja muito, ninguém segura ele, é feito clara de ovo, quando se aquece, se espalha rapidamente.

O sepultamento do conhecido jornalista e publicitário será na tarde desta quinta-feira, 31 de julho, no Parque dos Arcos, em Caruaru. 

Um grande jornalista! Um grande ser! Um grande amigo!


 


 

 

quarta-feira, 30 de julho de 2025

QUE DEUS O TENHA NA GLÓRIA!

HORA DO ADEUS

Por Lenivaldo Aragão

                   Só a morte conseguiu frear dinamismo de Arijaldo

A imprensa pernambucana acaba de perder um dos seus batalhadores, voltado principalmente para o interior do Estado, mesmo sem desprezar a Região Metropolitana do Recife. Falo de Arijaldo Carvalho, nascido em Vitória de Santo Antão, mas tido por muitos como caruaruense, tal a ligação direta com a cidade de Caruaru, onde morava, com a família, e deu o último suspiro nesta quarta-feira, 30 de julho. Dinâmico, imparável, era uma verdadeira máquina humana, podemos assim dizer, tal o dinamismo e a perseverança com que se lançava aos seus projetos.

Ora atuando em empresas como o Sistema Jornal de Comércio de Comunicação – dirigiu por muito tempo a Rádio Jornal de Caruaru, antiga Difusora, do SJCC, tendo atuado também na sede da empresa, no Recife, vinculando-se igualmente ao Diario de Pernambuco,  Arijaldo tinha também as próprias publicações, como a revista Movimento. Esta retratava as atividades dos municípios pernambucanos, mostrando suas atividades no plano industrial, comercial, agrícola, artístico, político etc.

 Em cada número, a “revista de Arijaldo”, como muitos a chamavam, dissecava uma cidade de Pernambuco. Onde chegava, ele era tratado com muito carinho e respeito.

Arivaldo Carvalho, que já vinha doente há algum tempo, tinha 67 anos, e além de uma família bem criada, deixou um legado na imprensa de Pernambuco. Lembro-me de colegas, como  o experiente Márcio Maia, que viajavam para o Sertão, ficando acampados com ele em alguma cidade, acompanhados de fotógrafo e motorista, naturalmente, coletando dados para mais uma edição da revista. Enquanto o repórter levantava as matérias, Arijaldo cuidava da parte publicitária, condição essencial para que cada publicação chegasse às  mãos do leitor.

Eu conversava sempre com Arijaldo, notadamente no escritório gráfico de Deusdeth Antônio, o eficiente diagramador que dava vida aos seus textos e fotos. Dali a revista saía prontinha, via internet, para a confecção gráfica.

Aos parentes e amigos do caruaruense originário da Terra das Tabocas, minha solidariedade neste momento em que o imbatível Arijaldo já não está entre nós.

 








terça-feira, 29 de julho de 2025

Moradores desconfiam de quem praticou crime ambiental em Angelim


Muita gente revoltada. Crime ambiental praticado na calada da noite, rua Caio Márcio, contra um pé de CASTANHOLA QUE ALI ESTÁ HÁ MAIS DE 50 ANOS. Quem foi o mandante? Quem é o criminoso?
Tem justificativa?
Estava cheia de cupim? Danificava a calçada e alguma residência? Impedia das pessoas transitarem? A árvore estava podre?
 
Na foto nota-se perfeitamente que na base inferior do tronco da árvore, existe vários cortes feitos à motossera, cuja abertura foi introduzido veneno vermelho, herbicida potente que aos poucos mata a castanhola.
 
Quem vai reparar esse dano? Você tem algum suspeito? Sua câmera filmou? Você vai denunciar?
 
Crime ambiental é qualquer ação ou omissão que cause prejuízo ou dano ao meio ambiente, violando normas de proteção ambiental. Isso inclui atividades que afetam a fauna, a flora, os recursos naturais e o patrimônio cultural. A Lei nº 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, estabelece punições para quem comete esses crimes. Quer seja criminosa ou criminoso, ambos têm que pagar pela arbitrariedade cometida.
 
Infelizmente essas pessoas pregam uma coisa e vivem outra completamente diferente. São metidas a bestas e intelectuais convivendo em sociedade com capa de cordeiro quando são lobos ferozes. Se estão aí destruindo um pé de castanhola, devamos ter cuidado com o nosso pé de coentro ela vai comer até o talo. Porém, merece uma sentença pra aprender a ser gente, dois anos de prisão. Se emende. Moradores desconfiam de quem praticou crime ambiental em Angelim, já se sabe quem é.

DEU NO BLOG DO TAVARES NETO

Maurílio, Oliveira, Samuel, Bruno, Douglas e Arijaldo

Na manhã desta terça-feira, 29 de julho de 2025, publicamos em nosso blog, de forma equivocada, a notícia do falecimento do comunicador Arijaldo Carvalho. Após a veiculação da matéria, recebemos a confirmação de que, apesar de seu delicado estado de saúde, o senhor Arijaldo está vivo e segue internado no Hospital da Unimed, em Caruaru.
 
Lamentamos profundamente o erro e expressamos nossa solidariedade à família, aos amigos e aos colegas de trabalho do comunicador, especialmente neste momento difícil e sensível.

Arijaldo Carvalho, profissional respeitado com quase cinco décadas dedicadas à comunicação, permanece lutando bravamente, e nossa torcida e orações se voltam à sua recuperação. Reforçamos o compromisso com a apuração cuidadosa das informações que publicamos e pedimos desculpas aos leitores e, principalmente, à família de Arijaldo, pelo equívoco cometido.

Nos mantemos à disposição para colaborar com o esclarecimento das informações e nos comprometemos a acompanhar, com o devido respeito e responsabilidade, qualquer atualização sobre seu estado de saúde.

Equipe Blog do Tavares Neto

Extensivo ao Blog Sr. Cariri

 

Morre o comunicador Arijaldo Carvalho, aos 71 anos

 

ARIJALDO E ESTE EDITOR EM ANGELIM - REPORTAGEM COM SAMUEL SALGADO REVISTA MOVIMENTO

Faleceu na manhã desta terça-feira (29), no Hospital da Unimed em Caruaru, o comunicador Arijaldo Carvalho. Ele estava internado desde fevereiro. A família ainda não divulgou detalhes sobre velório e sepultamento.

Com quase cinquenta anos dedicados à comunicação, Arijaldo teve uma trajetória marcada por passagens de destaque em importantes grupos de mídia. Foram 19 anos no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, onde atuou como diretor da Rádio Jornal Caruaru e em Garanhuns. Antes e depois disso, acumulou 23 anos no grupo Diário Associados e outros três na Rede Som Zoom Sat. Fundou ainda a Revista Movimento.

Arijaldo construiu sua carreira principalmente na área comercial dos veículos, sendo responsável pelo desenvolvimento de produtos, estratégias de mercado e articulação de parcerias que impulsionaram o setor publicitário no interior do Estado.
 
Sr. Cariri
Marcos Moura 
 
É com profundo pesar que expresso minhas sinceras condolências pela perda do jornalista e amigo Arijaldo Carvalho. A partida de um profissional dedicado e talentoso deixa um vazio no meio jornalístico e na vida daqueles que o conheceram. Meus sentimentos à família, amigos e colegas de profissão neste momento de dor. Que a memória do seu trabalho e legado inspire outros a seguir os valores do jornalismo com paixão e integridade.

NA "SECA VERDE" SECRETARIA NÃO PARA DE TRABALHAR

Com atuação nas zonas urbanas e rurais



A gente dá uma olhada, a vegetação parece saudável, tudo verde, mas a produção agrícola é afetada, nada se produz ainda, mesmo em tempo de chuva, é o que chamamos de "seca verde".
 
Porém, mesmo com a situação que vemos não é de se encruzar os braços. É nesta hora que se precisa agir para o futuro. 
 
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Angelim, tem se movimentado para manter a zona rural equilibrada no que diz respeito à sua produção, oferecendo condição para o homem do campo produzir, a prova está aí na merenda escolar, cujos produtos 50 por cento aqui produzidos, são vendidos no próprio município destinados a estudantada. 
 
Mesmo com os estragos oferecidos pela chuva, o empenho é grande na recuperação de estradas vicinais, mais de 50km já foram recuperados. Sabemos que a zona rural de Angelim é vasta, para se ter uma ideia, se ligar em linha reta estas estradas, teríamos aí, cerca de 160 quilômetros. No entanto estamos chegando em Varginha e Humaitá recuperando suas malhas viárias.
 
E não para por ai, não. Foi providenciada a aração de terras para duzentas e cincoenta familias e distribuição de 12 mil toneladas de sementes. 
 
Limpeza geral, faz parte

Pelo visto o prefeito Caíque que mora na zona rural, juntamente com seu secretário Ivan e demais colaboradores só pensam em investir mais e mais na agricultura familiar. Perfuração de poços artesianos, limpeza de pequenos barreiros, investimento na criação de animais,  são ações que fortalecem e valorizam o homem e a mulher do campo.
 
Portanto, "preparar na seca verde" exige atenção às condições específicas da área e planejamento para garantir uma colheita eficiente e sustentável, isto a Secretaria de Agricultura está fazendo.


segunda-feira, 28 de julho de 2025

PASSAGEM MOLHADA DO BEIRA RIO, INTERDITADA


 Angelim


A passagem molhada do bairro Beira Rio, que dá acesso ao "continente" foi interditada pelas secretarias de Agricultura e Infraestrutura.

A estrutura passará por grandes obras de reparo e requalificação e contará com projeto da Defesa Civil do Estado.

O prefeito Caíque se reuniu com todo o seu Staff que compõe o quadro operacional que atuará nas reformas e decidiu que a intervenção é essencial para melhorar as condições de mobilidade e reforçar a segurança de todos os moradores e usuários da via. 

No pontilhão somente o uso de pedestres, descartando a trafegabilidade de veículos.

Há previsão dos serviços, chegando a 60 dias para sua conclusão. Aventa-se a possibilidade da construção de uma ponte elevada sobre o rio. A escolha do tipo de ponte vai depender de diversos fatores, o importante é que se faça um serviço que dure bastante tempo. Por diversas vezes o pontilhão foi recuperado, porém a força das águas o danifica, urge construir com o que há de melhor, para evitar futuras obstruções.

 

AÇÃO DA SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE ANGELIM NAS LOCALIDADES DE RUÊTA E POÇO DO BOI


As comunidades da Ruêta e Poço do Boi, zona rural de Angelim, recebem empenho e dedicação do Poder Público Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, na melhoria de sua infraestrutura.
 
O secretário Ivan Lulu e o Diretor de estradas e rodagens Nilson, atuam, intervindo na melhoria da infraestrutura rural, elevando a qualidade de vida dos munícipes e a acessibilidade no transporte e no saneamento pluvial impulsionando o agro local e da cidade.
 
Em tempos de chuva, a instalação de tubulação para águas pluviais é crucial para evitar problemas como alagamentos e danos a edificações.

Essa tubulação, também conhecida como sistema de drenagem pluvial, tem a função de coletar e direcionar a água da chuva para locais adequados, como redes de drenagem urbana ou sistemas de armazenamento e reutilização. Sendo assim, as comunidades foram beneficiadas e muitos moradores agradeceram ao prefeito Caíque, pela iniciativa juntamente com seus colaboradores




quinta-feira, 24 de julho de 2025

SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE ANGELIM SE REÚNE EM LAGEDO COM COORDENAÇÃO DA DEFESA CIVIL DO ESTADO

Secretário Ivan e Felipe Caldas,  Adm.  Secretaria de Agricultura


Recentemente na cidade de Lagedo, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Angelim, tendo à frente o seu titular Ivan Lulu, esteve reunida com a Coordenação da Defesa Civil de Pernambuco e mais 30 municípios envolvidos no recadastramento da Operação carro-pipa. Na oportunidade houve o alinhamento de informações e procedimentos para garantir a continuidade da distribuição de água potável às famílias em situação de vulnerabilidade hídrica. A água potável é o mineral mais caro do mundo e escasso. Seu uso doméstico. É importante que a água seja utilizada de forma consciente e eficiente em atividades domésticas essenciais evitando desperdício, utilizada para lavar mãos e o rosto, higiene pessoal ajudando a prevenir doenças. Nada de lavar carros ou outros afins que não sejam essenciais. Não deixe faltar, para cozinhar.
 
O Secretário Ivan, adiantou que durante este encontro vários temas foram abordados. Cada município tem sua peculiaridade para exigir da Defesa Civil do Estado, aquilo do que realmente necessita em caso de emergências e desastres. No caso de Angelim, a Secretaria trabalha para minimizar cada vez mais os efeitos imprevisíveis da natureza. Estamos promovendo ações para fortalecer uma atuação eficaz em favor das nossas comunidades. Frisou Lulu.

O prefeito Caíque e o vice Oliveira, estão na escuta das comunidades, direciona os pedidos à  Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, junto ao Secretário Ivan Lulu e o Diretor de estradas e rodagens Nilson, daí, passamos a executar as melhorias na infraestrutura rural.
 
 
 
 

quarta-feira, 23 de julho de 2025

PRIMEIRA HOMENAGEM AO Dr. JOÃO CAPIBERIBE PARTE DOS SEUS AMIGOS DO SÍTIO JEPIPAPO EM ANGELIM

A história que Samuel Salgado, ex-prefeito de Angelim, conhece do amigo João Capiberibe, dividimos em duas partes. Os dois textos originários do professor e escritor Samuel. 
Leia, a leitura pode estimular a empatia e ajudar na formação de um senso crítico mais apurado.

 
 
                                                   I
 
João Capiberibe nasceu em Afuá, na Ilha de Marajó, no ano de 1947. Seu pai, trabalhava em Belém como condutor de bonde. Depois de casado, seu pai foi com a família morar na floresta. Alberto cresceu às margens do rio Xarapucu, uma região isolada, sem eletricidade nem escola. Depois a família muda-se para um bairro pobre de Macapá. Enquanto cursava o primário, João Capiberibe trabalhava como vendedor de jornal para ajudar seus pais.

Aos 10 anos entrou para um seminário de padres italianos, onde recebeu formação religiosa e humanista. Estudou em Macapá até os 17 anos.

Em 1966 João partiu para Belo Horizonte, onde começou a estudar Economia. Voltando para Belém, na Faculdade de Economia teve contato com a Ação Libertadora Nacional, e foi ao Rio de Janeiro encontrar-se com Carlos Marighella.

João e a esposa Janete, partiram para uma região de extrema pobreza na divisa do Pará com o Marani8hão, a fim de organizar um grupo de guerrilha e foram presos.

Torturado, Capiberibe precisou fazer uma greve de fome para que lhe permitissem ver a filha recém-nascida.

Muito doente, foi transferido para a Santa Casa, de onde conseguiu fugir, pela porta da frente do hospital, vestido com um avental de médico.

Viajou clandestinamente por Manaus, Porto Velho e Guajará-Mirim no Brasil e Cochabamba na Bolívia rumo a um longo exílio que durou dez anos.

Os tempos iniciais do exílio foram passados entre Bolívia, Peru e Chile. Conviveu com povos ribeirinhos, operários, camponeses, índios, caminhoneiros, artesãos; com diversas situações de pobreza, de miséria, de injustiças, de devastação do meio ambiente, conhecendo por dentro problemas da Amazônia e da América Latina. Mas, também, deparou-se com a grande força da floresta, e percebeu as possibilidades de um desenvolvimento não destrutivo. Com a queda do presidente do Chile, Salvador Allende, os Capiberibe foram para o Canadá, onde João formou-se em Zootecnia.

Com a anistia política no Brasil, veio residir com a família em Pernambuco, onde se ligou a Miguel Arraes que o encaminhou para Angelim para organizar uma associação dos trabalhadores rurais, no sítio Jenipapo, onde se hospedava com sua família  na casa de seu Rui Cavalcanti, trabalhando inclusive na atividade de muito esforço físico, isto em idas e vindas, cuja rotina chegou a permanecer durante dois anos. Foi muito proveitoso e trouxe prosperidade social.

Voltando para o Amapá, em 1988, foi eleito prefeito de Macapá, e em 1994, governador do estado, por dois mandatos. O êxito de sua administração o consagrou Senador da República, em 2002.
 
João Alberto Rodrigues Capiberibe ou Capi (Afuá, 6 de maio de 1947) é um políticobrasileiro. Após deixar o sítio Jenipapo, voltou para sua terra. Foi prefeito de Macapá, entre 1989 e 1992, governador do Amapá entre 1995 e 2002 e senador, no mandato de 2011 a 2019 pelo PSB
 
                                                    II
 
Neste 24 de julho de 2025, a Universidade Federal do Amapá (Unifap), homenageia o ex-senador da República, Dr. João Alberto Rodrigues Capiberibe com a mais alta distinção acadêmica concedida por instituições de ensino superior: o título de Doutor Honoris Causa.

Esta honraria é o reconhecimento à grandeza de um ser humano que tem compartilhado saberes, contribuindo para compreensão do verdadeiro sentido do exercício da cidadania e do aprender coletivamente.

O título de Doutor Honoris Causa simboliza o ingresso do homenageado ao quadro de referências da instituição e reafirma o compromisso da Universidade Federal do Amapá como espaço de valorização do saber, da justiça social e da memória coletiva de um povo que luta para construir um Brasil mais justo e democrático.

Nós, angelinenses e companheiros de lutas, Rui Cavalcanti, sua esposa (Madalena), filhos (Marcos, Márcio, Marcílio e Maurílio), Manoel Cavalcanti e Samuel Salgado, sempre tivemos em comum o sentimento político tecido pelo fio da coragem e ousadia, capazes de transformarem a vida do povo, comungamos com orgulho a notícia da concessão deste honroso título.

Vale lembrar os parceiros que muito contribuíram com a organização dos agricultores em associação em nosso município: João Ferreira (in memoriam), José Sátiro (in memoriam), José Possidônio (in memoriam) e José Tito (in memoriam).
Dr. Alberto Capiberibe, sob sua orientação, nosso município começou a se transformar. Desde então, Angelim não foi mais a mesma.

E assim, pela primeira vez na história política do municipio, as forças populares assumiram os comandos dos poderes executivo e legislativo, além da presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de nossa cidade.

Através dos desafios que enfrentamos em busca dos sonhos de muita gente, elegemos Samuel Salgado Cavalcanti, três vezes (1983/1988 - 1993/1996 - 2005/2008), Josemir Miranda, uma vez (1989/1992), Douglas Cavalcanti Duarte, duas vezes (2017/2020 - 2021/2024 e Caíque (2025/2028), prefeitos de Angelim.

Nestes mandatos, sempre fizemos a maioria dos vereadores.

Além disso, destacamos que os trabalhadores Rurais elegeram João Ferreira dos Santos presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Angelim e posteriormente, juntamente com José Sátiro e Maurílio Cavalcanti, eleitos vereadores.

 




 







PREFEITURA DE ANGELIM REALIZA CAPACITAÇÃO COM MOTORISTAS DO TRANSPORTE ESCOLAR DO MUNICIPIO



A Prefeitura de Angelim por meio da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta terça-feira 22, uma formação com os motoristas do transporte escolar do município. A capacitação foi oferecida com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos profissionais que lidam com crianças e adolescentes, garantindo assim, mais segurança e qualidade no transporte dos estudantes.


A programação abordou os seguintes temas: Legislação de Trânsito: Discussão sobre as leis e regulamentos vigentes, com foco nas particularidades do transporte escolar; As Mudanças no CTB (Código de Trânsito Brasileiro): Apresentação e análises das recentes alterações no Código de Trânsito Brasileiro e seus impactos na condução de veículos; Primeiros Socorros: Orientações e práticas essenciais para atendimento de emergência em situações de acidentes ou mal-estar; Prevenção: Abordagem de medidas preventivas para evitar acidentes e garantir a integridade dos passageiros; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): Explicações sobre os direitos e deveres relacionados à criança e ao adolescente no contexto do transporte escolar; Direção Defensiva: Técnicas e princípios para uma condução segura, principalmente em trajetos minimamente perigosos. A formação foi ministrada pelo Professor Arthur Vick.

Ao término das palestras e atividades, houve um momento de socialização e troca de experiências, que encerrou-se às 14h30, com a avaliação da formação pelos participantes. A formação teve como resultado o reconhecimento da importância do aprendizado contínuo e do cumprimento com os conhecimentos adquiridos com vistas à melhoria da segurança no transporte escolar do município de Angelim-PE.
 
Para o prefeito Caíque, seu intuito maior é oferecer um trabalho de melhor qualidade possível para o alunado, tranquilizando os pais, proporcionado veículos sempre em manutenção e o material humano que o utiliza nas viagens, altamente preparado. 
Fotos 
Fagner Mendes
 
 



terça-feira, 22 de julho de 2025

FEITO NOTÁVEL - PREFEITO DE ANGELIM ALCANÇOU 91% DE APROVAÇÃO EM PESQUISA DE OPINIÃO

 

Todo Pernambuco tomou conhecimento hoje (22), de um feito raro na política pernambucana. Caíque, prefeito da cidade de Angelim, tornar-se um fenômeno na política regional, administrando uma pequena cidade, demonstrando que está fazendo um bom trabalho à frente do município.

A alta aprovação do prefeito Caíque, é resultado de suas ações e de projetos bem-sucedidos implementados durante sua gestão de apenas sete meses, investindo em saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento econômico, além de outros serviços públicos, tornando-se um exemplo para cidades vizinhas, mostrando que é capaz de alcançar resultados positivos com ações eficazes e comprometimento com a população.
 
Imprensa da capital noticiou

O prefeito de Angelim, Caique (PSB), alcançou expressivos 91% de aprovação popular, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Opindata nos dias 17 e 18 de julho de 2025. O levantamento ouviu 400 moradores do município e tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

O resultado reforça a força da gestão municipal, marcada por investimentos em infraestrutura, saúde, educação e programas sociais. Com esse índice, Caique consolida-se como um dos prefeitos com maior aprovação no estado, o que fortalece sua atuação política tanto em Angelim quanto na região.

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Realizada a V Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Angelim

As Conferências de políticas para as mulheres são espaços democráticos de discussão das políticas atuais, porém com o objetivo principal de formulação de propostas para o fortalecimento e ampliação de políticas públicas para as mulheres, dentro de uma perspectiva interseccional de  promoção da equidade de gênero.


A V Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Angelim, realizada neste dia 10 de Julho de 2025, sob a coordenação conjunta da Coordenadoria da Mulher, tendo à frente Andréia Neves, teve como objetivo discutir e elaborar propostas de políticas que contemplem a construção de igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, e contribuam para a erradicação da pobreza extrema, das desigualdades entre homens e mulheres e para o exercício pleno da cidadania pelas mulheres do município de Angelim.

Andréia Neves - Coordenadoria da Mulher
 


Andréia enfatizou na sua fala ao Blog Sr. Cariri, "que atualmente a mulher revela uma resistência permanente. No entanto, é preciso dar mais espaço às mulheres nas esferas de poder.
A sensibilidade feminina proporciona o ressurgimento de inúmeras alternativas nas políticas públicas, acredito que nós mulheres, estamos no caminho certo". Completou.
 
A V Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres teve como tema “Democracia - Lutas e conquistas das mulheres por direitos e equidade” e discutiu eixos que abordaram alguns pontos como, Poder e Participação das Mulheres.
 
A implantação e financiamento das Políticas Públicas para as Mulheres, o Enfrentamento das Violências contra as Mulheres e seus avanços Legislativos, Mecanismos de Proteção e Fortalecimento da Rede de Enfrentamento, a Autonomia Econômica, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Diversidades e Interseccionalidades e a promoção e Construindo Políticas Inclusivas para as mulheres.

A conferência contou com a participação de representantes do poder público, sociedade civil, representantes de associações rurais, da Associação de pessoas com deficiência, organizações e movimentos sociais, além de acadêmicos e advogadas.

Durante o evento, tivemos a presença da primeira mulher a comandar o 9° BPM, a Tenente Coronel Marina Wanderley, que em sua fala destacou as metas alcançadas desde que essa assumiu como Comandante.

O vice-prefeito de Angelim, Oliveira, representou o prefeito Caíque, que se encontrava noutro encontro, em nível regional.

A palestra magna teve a Doutora e professora da UFAPE, a senhora Ana Pontes como expositora.

 

Essa trouxe em sua fala a participação das mulheres na construção das políticas sociais que visam o bem estar com recorte de gênero e a necessidade de debater sobre essas políticas nos espaços de poder e na sociedade.
Espaço inteiramente dedicado para todas as mulheres angelinenses, quando tivemos também a secretária de Assistência Social, Mellise Ramos, deixando sua mensagem. 
 
"Hoje, como secretária de Assistência Social, carrego comigo a missão de estar ao lado das mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo políticas públicas que acolham, protejam e empoderem. Sei, assim como todas vocês, que políticas para mulheres não são um favor — são um direito. E direito não se pede, se garante".
 
Para Conferência Estadual - As delegadas eleitas foram: 
 
Sociedade Civil
 
Titulares - Charlene e Andressa 
Suplentes - Alessandra e Ially

Poder Público - Andreia Neves 

 
Nossas delegadas