domingo, 3 de novembro de 2024

Noite Traiçoeira

 Letra e Música: Carlos Papae

E ainda se vier noite traiçoeira,
Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo,
O mundo pode até fazer você chorar,
Mas Deus te quer sorrindo.

Você já entoou esses versos? Muitos evangélicos pensam ser de autoria de algum compositor católico, porém esse cântico foi composto por José Carlos Papae, compositor evangélico carioca. 

Filho de lavradores, o quinto de oito irmãos, nasceu em Campo Limpo, interior da cidade de Teresópolis, Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, em 24 de março de 1963. Carlos Papae contou como surgiu essa composição.

Ela tem, segundo ele, um toque de Deus. Ele sempre teve o desejo de fazer uma música que tocasse o coração das pessoas, até que certa ocasião ele estava em uma semana difícil, e quando chegou em casa, pegou o violão e bateu o primeiro acorde; assim surgiu letra e música, em menos de 2 horas…

A sua maior gratificação é saber que muitas pessoas são tocadas por esta música. Papae gravou esta composição pela primeira vez com um grupo do qual fazia parte chamado Grupo Vozes de Sião, em 1986.

Depois, este cântico atravessou as barreiras denominacionais e chegou no meio católico e secular. Dentre os inúmeros cantores que a gravaram, encontramos Agnaldo Timóteo, Frank Aguiar, Mara Maravilha, Grupo Roupa Nova, Cantor Belo, Padres Marcelo Rossi, Zeca e Antônio Maria. Também encontramos gravações de Magno Malta, Léo Jundi, Eliana Ribeiro, Thiago Brado, Douglas Fernando, Banda Romanos, entre outros, totalizando mais de cem regravações de “Noite Traiçoeira”. Papae conta-nos que isto o faz sentir-se privilegiado por Deus ao ter escrito esta música.

Texto: Robson Santos
Através de relato do compositor Carlos Papae





Nenhum comentário:

Postar um comentário