quinta-feira, 14 de junho de 2018

Homenagem in memoriam ao Capitão das Volantes em Angelim-PE

Em solenidade bastante concorrida na manhã desta quinta-feira 14, na cidade de Angelim, o Oficial das Volantes pernambucanas, Capitão José Caetano de Melo, foi homenageado in memoriam, pela Polícia Militar através do nono BPM Garanhuns, Batalhão Arruda Câmara, com notoriedade pública prestada pela Prefeitura Municipal deste município na pessoa do Prefeito Douglas Duarte, cujo discurso foi em louvor à memória do ilustre homenageado ao dizer: "Nosso louvor hoje vai para a briosa Polícia militar de Pernambuco, que ao longo dos anos tem dado, tem prestado um serviço de maior competência no combate a violência, salvaguardando a nossa sociedade.

A história da PM pernambucana, é notória em todo o país, desde o decreto imperial, formada por combativos policiais, cuja bravura enaltece nosso estado, pois em seus quadros, soldados, oficiais e comandantes, têm agido com rigor necessário. 
E neste rigor necessário, aliado a sua bravura, está o homenageado do dia, o capitão José Caetano de Melo, cuja história do seu serviço militar é destaque. Hoje como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao povo pernambucano, in memoriam, estamos lhe prestando justa homenagem.

Aqui, muito será dito sobre o capitão José Caetano. Sua trajetória de vida. Seu combate por diversas vezes ao bando de lampião, seu trabalho desenvolvido em várias cidades do estado, até escolher como berço de repouso, nossa querida Angelim.
Porém, prefiro me referir ao seu perfil fora do quartel, como cidadão simples, sem conviver mais com riscos, sendo amigo de todos. 

O capitão José Caetano era conhecido por toda comunidade angelinense daquela época e adorava ficar sentado em frente à sua residência na rua São José, onde não se cansava de contar as suas interessantes histórias.
Homem sério e cheio de credibilidade ficava feliz em transmitir à crianças, adolescentes ou adultos as suas experiências vividas em um tempo onde o medo se misturava a coragem de um confronto com lampião...". (Douglas prosseguiu com sua narrativa comovente).
 

O cemitério São Luiz ficou tomado por centenas de pessoas que prestaram homenagem ao lado de parentes do Capitão das Volantes, depositando coroa de flores no seu túmulo ao estampido de uma salva de tiros e placa honrosa. O internauta Carlos José da Silva, emocionado comentou: 
Esse momento de hoje fez um verdadeiro resgate, num país onde a polícia é desmoralizada a todo instante por lados opostos a justiça, tivemos hoje a oportunidade de fazer frente a um grupo que serve com verdadeira perseverança a sociedade. Seja da Militar ou Civil (ou até outro), todo grupo de policiamento é bem-vindo e sempre será muito bem recebido como hoje.

Em relação ao homenageado, homem honrado que deixou seu legado como profissional que foi, hoje sendo um referencial para os que nele se espelham para continuar fazendo um trabalho íntegro, honesto e sólido. Esse dia com toda certeza ficará marcado”.

Foram muitas as homenagens envolvendo o alto comando da Polícia Militar, autoridades civis e membros da família do homenageado, todos ressaltando as qualidades de um militar que deixou exemplo de galardia e bravura no seio de sua Corporação Militar.













 









Este Blog também homenageia o Capitão José Caetano, ao publicar a relação de convidados  á cerimônia, escrita por um oficial militar, retratando a maneira da linguagem escrita e falada do Bravo Capitão José Caetano de Melo.

Sr. CARIRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário